28/09/2014

Autismo - Diagnóstico Aguarde Mas Estimule Seu Filho

Este Post traz abaixo informações sobre como é realizado o Diagnóstico do Autismo. 
Mesmo sabendo que hoje todas estas informações são encontradas facilmente na internet, pois trata-se de um tema médico cada vez mais discutido nos dias atuais, não nos esqueçamos da importância do diagnóstico realizado por um especialista no assunto e de forma convencional. Portanto é muito importante que observem sempre seus filhos e ao perceberem que não estão reagindo dentro dos padrões de desenvolvimento infantil procurem uma opinião médica. Saiba que quanto mais cedo for diagnosticado o Autismo, melhor será para para o seu tratamento e desenvolvimento da criança. Aguardem pelo Diagnóstico e não se frustem na demora, o mais importante é que seu filho tenha um acompanhamento médico, isto vai lhe dar mais segurança e poderá também lhe nortear para que você possa ajudar o seu filho. Nos "Pequenos", digo nos bebês muitas vezes pode ser mais minuciosa a investigação do Diagnóstico podendo ser mais demorado o resultado. Mas convenhamos que nós pais e mães sempre "sabemos e sentimos" quando algo não vai bem com nossos filhos, mesmo desejando sempre o melhor para eles. por isto mesmo antes do Diagnóstico procurem ajudar seus filhos, não limitem-se apenas a esperar pelos resultados da Medicina, porque cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e nós temos que aproveitar cada segundo deste tempo. Enquanto você Pai ou Mãe aguarda um parecer médico não deixe de estimular seu filho positivamente, e se não souber como fazer isto procure orientação e informações acerca das possíveis causas e comportamento do Autismo. Não fuja do possível Diagnóstico do Autismo e não fique parado aguardando somente pelos médicos, porque os Médicos irão sem dúvida ajudar o seu filho, mas você sempre será peça principal neste quebra-cabeça. Mas seja responsável ajudando de forma consciente; Remédios por exemplo só cabem  aos médicos, neste assunto aguarde pelo diagnóstico para que não prejudique a saúde de seu filho. Quanto aos estímulos são sempre bem vindos as crianças desde bebês, e mesmo que seu filho de imediato não responda aos seus comandos não desista! Muitas vezes é somente uma questão de tempo, mais cedo ou mais tarde você verá o resultado fluir de uma forma tão maravilhosa que sentirá orgulho de ter contribuído tão positivamento para o desenvolvimento e progresso do seu filho. 
   
                
O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta  dos 18 meses de idade. Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames,  tais como cariótipo (com pesquisa de X frágil, EEG, RNM e erros inatos do metabolismo), teste do pezinho, sorologias para sífilis, rubéola e toxoplasmose, audiometria e testes neuropsicológicos  são necessários para investigar causas e outras doenças associadas. O quadro clínico do autismo, segundo o DSM IV TR (APA, 2002) é: Prejuízo da habilidade social: não compartilham interesses, não desenvolvem empatia e demonstram uma certa inadequação  em abordar e responder aos interesses, emoções e sentimentos alheios; Prejuízo no uso de comportamentos não-verbais como: contato visual direto, expressão facial, postura corporal e com objetos; Dificuldades na interação social: fracasso em vincular-se a uma pessoa específica, não diferenciação de indivíduos importantes  em sua vida, falta de comportamento de apego; Alterações na linguagem: atraso na linguagem falada. Nos que desenvolvem a linguagem adequadamente, dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso estereotipado e repetitivo de certas palavras ou frases e emprego da terceira pessoa (inversão pronominal) para falar de suas vontades. Os que aprendem
a ler não apresentam compreensão do que lêem; Alterações de comportamento: padrões restritos de interesse, manipulação sem criatividade dos objetos,  ausência de atividade exploratória, preocupação com as partes de objetos, inabilidade para participar  de jogos de imitação social espontâneos, adesão a rotinas rígidas, presença de maneirismos motores e crises  de raiva ou pânico com mudanças de ambiente; mudanças súbitas de humor, com risos ou choros imotivados, hipo ou hiper-responsividade aos estímulos sensoriais e agressividade sem razão aparente. Comportamentos auto-agressivos, como bater a cabeça, morder-se, arranhar-se e arrancar os cabelos podem ocorrer. Uma proposta de alteração dos critérios do DSM V está online e sugere que para se diagnosticar autismo, estejam presentes as seguintes características: 
Déficits na comunicação social e na interação social: déficit na comunicação não verbal e verbal utilizada para a interação  social, falta de reciprocidade social, incapacidade de desenvolver e manter relacionamentos com seus pares apropriados  ao seu nível de desenvolvimento. Padrões restritos e repetitivos de comportamento: estereotipias ou comportamentos verbais estereotipados ou comportamento sensorial incomum, aderência a rotinas e padrões de comportamentos ritualizados, interesses restritos. Os sintomas devem estar presentes na primeira infância, mas podem não se manifestar plenamente, até que as demandas sociais 
ultrapassem as capacidades limitadas.

http://www.ama.org.br/site/diagnostico.html

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