29/10/2014

Autismo Alimentação Dieta Sem Glúten e Sem Caseína

Alimentação da Mariana X Glúten e Caseína
Desde cedo pesquisando sobre o autismo descobrimos as dietas sem glúten e sem caseína além de outras que alguns estudiosos na área com bases em pesquisas apontam como benéficas para o autista. Começamos a testar e  a observar estas dietas na alimentação de nossa filha, e o que eu posso dizer é que aprovamos. Nós ainda não conseguimos seguir a risca todas as restrições indicadas. Algumas vezes por conta da falta da oferta dos produtos no mercado e o  preço nada acessível. O que temos feito é a redução da quantidade de glúten e caseína. O glúten por exemplo na alimentação de Mariana é praticamente zero, procuramos substituir os pães e biscoitos recheados que toda criança  na idade dela costuma consumir e adora, por outros alimentos de fácil digestão como por exemplo e biscoitos de fécula de mandioca, tapiocas e cuscuz (uma espécie de bolo salgado consumido no nordeste)feito com massa de arroz, tudo de muito fácil digestão, e é incrível como o comportamento dela tem melhorado, observamos que estar mais calma e e com mais disposição para brincar. Já em relação a caseína é um pouco mais difícil, pois como ela  tem pouca idade consideramos o leite um alimento essencial por conta da fonte de cálcio, mas aos poucos estamos eliminando e substituindo também a caseína  que segundo as pequisas age como uma espécia de droga no organismo do autista. Já eliminamos os tão amados iogurtes,  que muitas vezes alimentam o fungo da candidíase em meninas, e as deixam nervosas.  A dieta não é simples, pois precisamos tomar cuidado para que a criança não sofra nenhum tipo de carência alimentar por conta da retirada dos alimentos. O ideal é você tenha orientação médica para que possa segui-las. Mas se conseguir com certeza vai observar os efeitos benéficos em relação ao comportamento e concentração do seu filho. Nós aqui não somos tão rígidos com esta dieta, apenas evitamos os excessos diários. Quando saímos para passear permitimos que ela possa comer o que toda criança come em uma festinha de aniversário por exemplo, controlamos o excesso, mas permitimos que nossa filha sinta o prazer que as outras crianças tem em relação a alimentação. Porque afinal ela é apenas uma criança como todas as outras. Para que as dietas sejam possíveis é de suma importância que toda a  família siga junto na dieta, aqui em casa estamos todos nessa: SEM GLÚTEN e SEM CASEÍNA! Saiba que você não vai perder nada além do peso indesejado. Digamos que em relação ao Glúten não se trata propriamente de dieta e sim de uma alimentação saudável como todos nós deveríamos seguir.   

Autismo Sem Glúten e Sem Caseína - Dieta Glúten e Caseína GFCF


Logo no início pesquisando sobre Autismo Descobrimos o quanto alimentação é um fator importantíssimo na vida do Autista leia os fatos publicados em pesquisas abaixo:
A Dieta sem glúten e sem caseína (proteína do leite animal)  também é recomendada para os Autistas.

A Dieta - Existe uma crescente quantidade de provas que indicam que a ingestão de proteínas de glúten encontradas no trigo, na cevada e aveia, entre outros grãos, e de caseína, ou proteína do leite, afeta a função do cérebro normal. Um distúrbio do sistema digestivo prejudica a capacidade de fragmentar o glúten e a caseína e as pequenas cadeias protéicas resultantes apresentam estrutura e função similares aos opiácios (como morfina, ópio, etc...). Como estas cadeias protéicas viajam pela corrente sangüínea, elas podem alterar a função cerebral e causar sintomas imunológicos e intestinais.
Os profissionais de saúde prescrevem uma dieta isenta de Glúten e Caseína (GFCF) para os pacientes portadores de distúrbios neuropsiquiátricos e/ou distúrbios do desenvolvimento que são também incapazes de fragmentar efetivamente a caseína e o glúten, ou que são geralmente predispostos ao aumento do transporte destes peptídeos. A dieta GFCF é baseada na eliminação de todos os alimentos que contenham glúten e caseína, de forma a permitir que o organismo funcione na ausência destas substâncias psicoativas.
ALIMENTOS A SEREM ELIMINADOS:
A lista que se segue deve ser usada como um guia. Alguns aditivos fora dos Estados Unidos podem não ser GFCF e certos alimentos podem ser derivados de trigo e de leite, portanto é mais importante ainda que se verifique junto aos fabricantes de alimentos quando em dúvida sobre os ingredientes. Verifique sempre os rótulos das embalagens dos produtos visto que os fabricantes também alteram os ingredientes sem qualquer aviso!!!
LATICÍNIOS E ALIMENTOS CONTENDO CASEÍNA  
Observação: A caseína pode também ser encontrada em alimentos que não sejam do grupo de laticínios. Por exemplo: certas marcas de atum em lata contem caseinatos. Verifique sempre os rótulos das embalagens.
Produtos laticínios em geral: leite, queijo, iogurte, sorvete, creme de leite, creme azedo, manteiga.
Leite e componentes lácteos: Leites em pó, iogurte de leite em pó, proteína láctea, sólidos lácteos, pastas sólidas de leite, leite acidificado, buttermilk (leitelho), buttermilk em lata, leite condensado, leite cultivado, leite seco, leite evaporado, leite de cabra, leite maltado, lactose de queijo lácteo, creme não lácteo para o café, sólidos de buttermilk, gordura do leite, sorvete feito com leite magro. (Obs: leite de arroz da marca Rice Dream contém glúten)
Manteiga: Todas as manteigas, sabor artificial de manteiga, gordura de manteiga, óleo com sabor de manteiga, sólidos de manteiga de buttermilk, manteiga batida, margarinas (leia o rótulo nas embalagens).
Queijos: Todos os tipos de queijos (sólidos e cremosos), alimentos com queijo, sabor de queijo, queijo de cabra, queijo cottage, queijo cremoso (requeijão).
Caseína e caseinatos (encontrados na maioria dos substitutos de queijos, por exemplo, queijo de soja, queijo de arroz; também encontrado em alguns atum e salmão enlatados): caseinato de amônia, caseinato de cálcio, caseinato de magnésio, caseinato de potássio, caseinato de sódio.
Cremes: Creme de leite batido para chantilly, creme de leite integral e light, creme com sabor de côco (pode contém substâncias que dão sabor contendo proteína láctea), substituto do creme para café, creme de leite de lata, creme não lácteo (verifique o rótulo), iogurte cremoso, imitação de creme sólido.
Lactose e derivados: (verifique com seu médico todos os medicamentos prescritos quanto à presença de lactose): ácido lático/lactato, lactoglobulina, lactoalbumina, fosfato de lactoalbumina, lactilato de sódio (pode ou não conter caseína), lactulose, caseinato de magnésio.
Soro do leite: soro do leite acidificado, soro curado, soro sem lactose, soro desmineralizado, soro hidrolizado, soro em pó, soro fresco, soro concentrado, pó de soro, proteína de soro, caseinato de sódio de soro, sólidos de soro.
Substâncias flavorizantes: Sabor natural, sabor caramelo, sabor de coco, sabor de chocolate natural, sabor de creme da Bavária (pode conter proteína láctea), sabor de açúcar mascavo (pode conter proteína láctea).
Alimentos contendo glúten: (Observação: certos alimentos e bebidas “isentas” de glúten podem conter traços de glúten. Por exemplo: leite de arroz Rice Dream contém quantidades ínfimas de glúten. Lembre-se de verificar sempre os rótulos das embalagens).
A lista que se segue pode não conter todas as farinhas que não servem:
Todas as farinhas feitas de trigo, cevada, aveia, trigo alemão, centeio e kamut (triguilho): farinha de trigo comum, farinha de cevada, farinha de rosca, farinha integral, farinha de bolo, farinha durum (tipo de trigo bastante duro usado na fabricação de massas), farinha enriquecida, farinha de glúten, farinha de Graham, farinha debulhada, farinha rica em glúten, farinha rica em proteína, farinha de aveia, farinha para massas em geral, farinha de arroz, semolina, farinha de semolina, farinha seitan, farinha de gérmen de trigo, farinha de trigo, farinha branca, farinha de trigo integral, farinha branqueada por fermentação, farinha forte.
Todos os cereais feitos de trigo, cevada, aveia, trigo alemão, centeio e triguilho: Extrato de cereal, farelo, liga de cereal, farina.
Trigo: farelo de trigo, trigo durum, triticum (gênero triticum, espécie T. aestivum), gérmen de trigo, glúten de trigo, aveia de trigo, trigo em casca, amido de trigo, massa de trigo, farinha de trigo aestivum, farinha de titicum monoccum, bagas de trigo, bagas de trigo integral, trigo duro, farinha de trigo integral, gérmen (de trigo, triticum, durum) duro abissiniano.
Grãos integrais: aveia, cevada pérola, centeio, trigo alemão, trigo triticum alemão, cevada, trigo sarraceno, Job’s Tears (tipo de trigo em forma de lágrima típico da Ásia tropical), triguilho.
Massas: talharim com ovos, semolina, semolina de centeio, talharim soba, entre outras massas de trigo.
Amidos: amido modificado, amido de alimento modificado, amido de alimento (verifique sempre a origem visto poder ser um derivado de trigo ou milho), mono e diglicerídeos, amido gelatinizado (verifique, pois pode ser um derivado do trigo), amido vegetal (verifique, pois pode ser de origem de trigo).
Corantes: Cor caramelo, cor natural de mostarda em pó (verifique, pois pode ser de origem de trigo), sabor de alta proteína.
Observação: verifique sempre os rótulos das embalagens visto que os ingredientes dos produtos mudam freqüentemente.
Créditos:  http://www.riosemgluten.com/autistas.htm
                

27/10/2014

Autismo Consciência e Aceitação

A poucos dias Mariana foi pré diagnosticada com Autismo. Faltando apenas alguns exames para elaboração do laudo médico.  Levamos mais de 3 anos para concluir esta etapa, porque algumas situações nos impediram no início. Em meio a pesquisas e busca de esclarecimento, de certa forma já sabíamos que o Autismo poderia ser a resposta, como de fato estar sendo comprovado agora. É normal que este diagnóstico passe por um processo de aceitação. Nenhum de nós quando geramos um filho nos preparando para receber a notícia de que ele possa ter alguma deficiência ou síndrome. Mas diante dos fatos não podemos passar a vida negando e lamentando...  Sabemos que nossos filhos nos tem como porto seguro e precisamos dar-lhes esta certeza!
Todos os dias buscamos mais e mais informações para cuidar de nossa filha, para que possamos orientá-la e ajudá-la a desenvolver suas potencialidades. Sempre é bom frisar que: Procuremos estimular nossos filhos o mais cedo possível mesmo antes do diagnóstico. Porque em alguns casos por falta de estímulos pode ocorrer da por parte na criança um certo isolamento. Então não perca tempo, todo tempo no autismo é precioso! Mariana está numa fase linda, fala sem parar e aprendendo a formar frases completas! Achamos isto incrível! E vibramos com cada nova palavra! Estamos encarando de frente a questão do Autismo de nossa filha. Como mencionado o processo lento de conscientização e aceitação muitas vezes é inteiramente natural. Não se chega a esta estágio da noite para o dia. Se você estar passando por isto saiba que não estar sozinho, no Brasil se tem uma estimativa de 2 milhões de autistas com famílias que passam por situações semelhantes, e saiba que somos inteiramente capacitados por Deus para dar conta do recado e cuidar de nossos pequenos. A jornada é longa sabemos, mas a compensação de ver seu filho feliz não tem tamanho!

Autismo Meu Filho é Autista Como Seguir Após o Diagnóstico

Meu Filho é Autista e Agora???

E agora que você vai amá-lo tanto mais ainda, que vai cuidar dele com todas forças e com todo carinho que cuidaria se ele não fosse autista. O Autismo vai lhe mostrar quanto amor você é capaz de dar e talvez não soubesse. Se seu filho já foi ou estar sendo diagnosticado com Autismo, fique firme! Isto não significa que não possa chorar ou se perguntar por que Eu???? Por que todos nós ao nos deparamos com a situação de um filho autista em algum momento , já fizemos esta pergunta... Pode perguntar e aguardar que Deus lhe dará a resposta ao longo do tempo, basta ouvir... Ele com certeza vai estar dizendo: Você é a pessoa certa para cuidar desde anjo. Mesmo você muitas vezes com esta aparente  fragilidade vai saber direcionar seu filho com o todo amor e dedicação. Deposite suas forças em Deus e não meça esforços para ajudar o seu filho. A ciência tem evoluído muito e através disso podemos conscientizar a sociedade para receber nossos autistas . Porque a grande dificuldade mesmo do autista é ser compreendido e aceito. Uma vez conseguido isto tudo se tornará possível. Ame seus filhos como são, que a cada dia eles serão melhores. Isto  vez melhor isto vale para pais de autistas e não autista!