12/01/2015

A Importância da Rotina para o Autista

O Autista e a Rotina
Nós que temos filhos Autistas vamos aprendendo todos os dias novas palavras e uma das palavras de ordem no Autismo é ROTINA.
Imagino que para muitas pessoas que não convivem com o Autismo, pode parecer uma palavra de certa forma negativa, cansativa, já para os Autista, mães, pais, educadores e cuidadores é uma ferramenta de extrema importância na convivência diária. No início pode ser um pouco difícil a adaptação, mas depois que percebemos o quanto nos auxilia, não mais abrimos mão dela. O Autista precisa ter horários e metas definidas, desde o horário em que acorda até o horário de dormir. Pode parecer incrível, mas para Eles seguir uma rotina pré estabelecida é extremamente confortável, o que pode ser desconfortável é exatamente o imprevisto, o inesperado. A chamada "quebra da rotina".
Sabemos que a quebra da rotina poderá ocorrer em alguns momentos da vida do Autista, e quando isto se fizer necessário podemos recorrer então a técnica da Antecipação. 
Entenda um pouco mais lendo o trecho deste Texto abaixo:              
O autista apresenta uma visão do meio e uma organização mental diferenciada, própria do quadro de dificuldades sociais e de comunicação peculiares ao comprometimento dele. 
A rotina é imprescindível para que o autista se adapte ao novo ambiente, entenda a organização do contexto, fique calmo e possa participar.
Quando algo está fora de sua memória e ainda possa ocorrer situações em que surja desconforto diante do desconhecido e/ou haja alguma frustração, o autista se desorganiza emocionalmente e é difícil acalmá-lo e retomar a atividades com ele.
A técnica da antecipação para o autista, evita que o mesmo se desestabilize quando ocorrem mudanças na rotina.
          Créditos:http://amaliapsicopedagoga.blogspot.com.br

Estamos aqui falando de Rotinas e Técnicas para Autistas, porque quem convive sabe da importância e do progresso que podemos fazer com o auxílio delas. Mas o que não podemos deixar de citar é que estas técnicas e rotinas necessariamente precisam ser aplicadas com muito amor e carinho. Que não nos esqueçamos nunca disto! Porque quem cura é o amor; as técnicas são apenas importantes ferramentas para se chegar onde se quer alcançar!

Créditos Imagem: http://pt.wikihow.com
                                 https://tudobemserdiferente.wordpress.com

Sugestão: Leia também Autismo - O autista e a fala, como ajuda-lo?
http://ruaamarante.blogspot.com.br/2015/07/meu-autista-agora-fala-e-fala-pelos.html

Nenhum comentário: