14/01/2015

Autismo - O Desafio de uma nova Rotina para Mariana

Começamos um Novo Ano, mas com a mesma meta de antes; foco no desempenho e progresso de Mariana. Desde o ano passado algumas mudanças na rotina familiar tiveram que ocorrer, pois a situação financeira pedia atitudes. Para quem não sabe eu Hilma Costa Mãe de Mariana sou professora licenciada em Artes pela Universidade Federal do Piauí e desde que Mariana nasceu tive que deixar a Escola, no início porque eu não sabia o que ocorria com Ela, e depois porque nada entendia sobre o Autismo. Então ao perceber que algo de diferente estava acontecendo com Mariana, eu praticamente entrei em depressão, abandonando todas as minhas atividades fora de casa, inclusive o trabalho. e me voltei inteiramente para minha filha meu maior amor. Pesquisei afincos sobre o assuntos, sobre os sintomas, sobre a cura, sobre tudo!Eu queria resposta. E encontrei muitas, muitas famílias vivendo na mesma situação que eu, na mesma aflição do desconhecido Autismo...Então eu entendi que naquele momento eu não poderia deixá-la, e segui cuidando exclusivamente dela durante estes 3 anos, dedicação exclusiva tudo para que ela possa cada dia mais tornar-se independente! E eu acredito piamente que estamos conseguindo nosso propósito.  Durante este tempo eu e meu marido procuramos trabalhar em atividades desenvolvidas dentro de casa para que pudéssemos estar os dois Mãe e Pai sempre presente na vida de Mariana. Mas desde o finalzinho do ano passado, o Pai Vinícius voltou a trabalhar e rotina de Mariana teve que ser adaptada, pois agora em alguns horários somos nós três: Eu, Vinicius Filho e Mariana.
Quando se falam que até mesmo pequenos mudanças podem alterar o comportamento do Autista, isto é pura verdade. Agora mesmo com esta mudança de horários devido o trabalho do Pai, Mariana mostrou-se mais agitada e chorona. É inteiramente natural que para uma criança de 3 anos possa haver algum desconforto, ao sentir a ausência do Pai, da Mãe, mas para crianças com Autismo isto pode ser ainda mais acentuado. Mariana demora mais para aceitar as novas situações. Mas o que eu acho incrível, é que ela compreende tudo, agora aceitar é outra coisa...(risos). Talvez seja a forma dela de protestar o que não lhe é prazeroso digamos assim. A primeira semana foi a mais difícil, muito choro, rebeldia e as manias voltaram com tudo( levou para os brinquedos todos os potes do meu armário...Ela com certeza queria mostrar sua insatisfação. Já na segunda semana melhoramos um pouco o choro, e as adaptações foram sendo feitas com mais tranquilidade. Mariana sempre gostou muito de ser alimentada pelo pai, e dormia nos braços dele, mas agora como ele trabalhando no horário noturno parte destas atividades são realizadas comigo...E estamos indo muito bem graças a Deus!
Vivendo com Mariana descobrimos que as palavras-chave são Amor e Paciência. E a cada mudança em nossa rotina temos que exercita estes dons que Deus nos dar!
Este ano com certeza mais mudanças irão ocorrer na rotina de Mariana, e o importante é que estejamos preparados para enfrentar alguma alteração de comportamento dela, o que para nós já é aceito com naturalidade. Não é fácil, sinceramente... são momento muitas vezes desgastantes, mas a perseverança nos faz vencer! Aqui em casa aprendemos tirar lição positiva de tudo. E o que Eu posso dizer como mãe de uma Autista é que a convivência com Mariana me faz ser uma pessoa melhor!HilmaCosta mãe de Mariana 3 anos Autista

Nenhum comentário: