05/09/2014

Autismo - Ansiedades e Manias Como Lidar

No Post anterior como diminuir ansiedade abordamos o assunto referente a ansiedade característica nas crianças autistas e também algumas técnicas para ajudar a lidar com esta ansiedade. Claro que não existe receita pronta para lidar com nossos querido autistas, todos eles são diferente, como são diferentes todos os seres humanos com suas características e forma de agir. No autismo chamamos os diferentes comportamentos de Espectro Autista que traduzindo para o popular quer dizer que não existe um autista igual ao outro. Cada um apresenta suas particularidades. Por isto muitas vezes é tão difícil o diagnóstico. Mariana ainda não foi diagnosticada com autismo, mas como todos os pais que observam seus filhos, desde cedo percebemos que ela reagia de uma forma diferente a algumas  situações, digamos que de uma forma inusitada. No decorrer do tempo as ansiedades e manias de Nana tem se apresentado cada vez mais frequente. Quando bebê pouca coisa era notado, porque os bebês não sabem se impor e mostrar tão claramente suas vontades. Sabíamos que havia algo diferente porque como  já mencionamos o choro era frequente e prolongado sem que ela tivesse nenhuma dor ou desconforto. Desde os dois anos percebemos que a ansiedade vem se apresentando de forma marcante no comportamento dela. Como para o autista é também importante um segmento de rotina procuramos fazer isto com dedicação, mas muitas vezes por conta do trabalho e dos imprevistos que possam ocorrer, a rotina de Nana é adiada por algumas horas,  e isto acarreta em ansiedade. Exemplificando: Todas as tarde Nana gosta de passear e já percebemos que ela aguarda  o dia todo por este momento. Mesmo sem ter muita noção das horas, ela sabe quando chega a hora do passeio, e  se o passeio demora para acontecer o stress e o choro  e a zanga se apresentam. Basta anunciarmos o passeio para que ela instantaneamente mude de humor. As manias também se mostram nas brincadeiras repetidas excessivamente, nas roupas de sua preferência( e ela tem muito bom gosto, podemos dizer... (risos) Notamos também na alimentação, ela não se permite muito provar novos alimentos, e tem preferências por alguns deles.  Temos conseguido sucesso na alimentação contando com a ajuda do irmão mais velho de Nana, nosso filho vini, que a estimula a provar novos sabores. Com Vini ela tem aprendido a provar outros alimentos, que atualmente já fazem parte da sua alimentação. Chamamos esta situações de manias porque percebemos que da mesma forma que aparecem, elas desaparecem; as vezes são meses, outras dias, portanto é importante que encontrem uma forma de lidar com elas para que o stress possa muitas vezes ser contornado. Vou citar uma destas manias da Nana que já  permanece por um bom tempo, digamos que esta mania vai e volta, algumas vezes com maior intensidade. Nana adora seus bichos de pelúcia e suas bonecas, quando sai de casa que levar todas ao mesmo tempo e não adianta querer convencê-la  de levar dois ou três destes brinquedos, porque ela não aceita, e também não adianta escondê-los e dizer que não sabe onde estão suas bonecas e bichos, porque ela vai continuar procurando pode acreditar; e digo mais, ela tem uma memória incrível e lembra de todos os brinquedos que tem, dar nomes a todos eles, e se falta algum já se sabe o que vai acontecer...portanto o melhor mesmo é ajuda-la a organizar todos os que queira levar no carro para que possam ir juntos lhe fazendo companhia. Quando não sabíamos como lidar com isto, deixávamos para  última hora e passávamos boa parte do tempo do passeio catando bonecas e bichos para satisfazê-la. Hoje em dia nos antecipamos e por mais que seja trabalhoso estamos aprendendo a organizar os desejos  que parecem tão fundamentais para ela. Sendo assim o passeio é mais prazeroso para todos! Não é tão fácil tudo isto, mas com perseverança tudo é possível, e para felicidade dela nos esforçamos com muito Amor e Carinho! 

02/09/2014

Autismo - Como Diminuir a Ansiedade de Crianças Com Autismo

Quem convive com crianças autistas sabe como é lidar com os momentos  de ansiedade comuns a quem tem a síndrome. Elas criam expectativas em suas mentes que muitas vezes não correspondem ao que planejamos para elas naquele momento. O texto abaixo mostra que isto acorre como uma características do autismo, deixando claro que nem toda criança ansiosa possa ser autista. No texto vemos algumas técnicas de como encontrar um jeitinho para que estas ansiedades  sejam dribladas e amenizadas para uma melhor convivência. Nós gostamos muito das dicas, até porque algumas delas já aplicamos a algum tempo aqui em casa na convivência com Nana; e observamos que realmente funcionam. Leiam e vejam como é interessante! 
Técnica da antecipação para diminuir ansiedade de crianças autistas
Crianças com autismo possuem um modo particular de processar informações: diante de um fato novo, elas buscam em sua mente alguma imagem correspondente a ele. Se já tiverem se deparado em este fato anteriormente, ao menos uma imagem será encontrada, e elas ficarão tranquilas porque sabem que estão diante de algo pelo qual já passaram antes. Caso a situação seja nova, entretanto, não encontrarão nenhuma imagem em suas mentes, e por ficarão ansiosas e incomodadas. Uma forma de evitar que o desconforto surja é oferecer-lhes imagens daquilo que elas ainda não conhecem para seu repertório mental. Trata-se de uma forma de antecipar a novidade, para que quando ela ocorra de fato a criança já esteja familiarizada e preparada para lidar com ela. O recurso da antecipação pode ser usado quando a criança passará por alguma mudança de ambiente, seja por motivo de viagem, visita a parentes e amigos, ou mesmo troca de residência ou de escola. Mostrar a ela uma fotografia do local, explicando com detalhes o que acontecerá lá – se chegará de carro ou a pé, se tocará a campainha, quem irá atender, o que fará ao entrar no local, as pessoas que deverá encontrar – é também uma forma de explicar-lhe qual é o comportamento esperado dela. A estratégia pode ser bastante útil na escola, sobretudo naquelas onde as crianças tendem a fazer cada atividade em uma sala diferente, o que pode confundir e perturbar a criança com autismo. Para facilitar e otimizar seu tempo, o professor pode utilizar sinais e senhas em vez de descrever detalhadamente uma imagem. Um exemplo dessa tática é habituar-se a mostrar à criança um cartão com a cor da sala – ou da porta, de uma cortina –  onde será desenvolvida a atividade a seguir, por exemplo, antes de levá-la ao local. Ações rotineiras, mas que não fazem parte do dia-a-dia da criança, como cortar os cabelos em um salão, também podem ser mais tranquilas quando se usa a antecipação. A criança pode ficar incomodada com o ruído do salão ou mesmo com a sensação dos cabelos caindo ao seu redor. Mostrar a ela fotografias de cabelos, tesouras, ou, de preferência, do próprio salão, durante alguns dias antes, ajudará a lembrá-la que o único objetivo daquela visita é ganhar um novo corte de cabelos, o que diminuirá sua ansiedade em relação ao que acontece ao seu redor.
Fonte:http://meunomenai.com
Imagem: www.blogmamis.com