31/07/2015

Autismo - O Autista e Problemas com a fala, como ajuda-lo?


A Mariana agora fala lindamente graças a Deus.
Faço o convite, leiam. Soltei o verbo!

Caros leitores,

Uma vitória em nossas vidas é ver a Mariana falando;
Primeiramente graças a Deus, e depois, dando todo valor ao Vinicius Filho, um outro grande tesouro, que lhe ajudou muito, pois sua companhia foi espelho para vencer no falar.

A Mariana no inicio custou muito a falar, muitíssimo.
Era calada. Vivíamos aflitos e resolvemos ir ao encontro dela.

Nós estimulávamos sua fala. Perguntando e falávamos muito com ela.

Então aos poucos ela falou. Palavra curtas, múrmuros. Falou.

Depois disto, surgiu uma outra dificuldade, pois ficava falando numa linguagem própria. E ela se isolava e ficava falando sozinha, imitando nossos diálogos mas sem haver compreensão de palavras.

Ou seja, por ver nossos diálogos, imitava-nos e balbuciava palavrinhas, brincando de falar.

Então fomos ao encontro dela.

E o milagre mais lindo ocorreu novamente; e ela melhorou a dicção, falando palavrinhas que compreendíamos, e logo começou a montar suas próprias frases.

Juntando duas palavras, depois três... e assim foi crescendo na sua comunicação verbal.

Vitória. Emocionante Vitória.

E resumindo, hoje, ela fala pelos cotovelos, como dizem.

Antes, quando queria algo, ela nos puxava até o local, apontava. Lembro-me. Emociono-me.

Por vezes não entendíamos o que ela queria, e dai ela chorava. Zangava-se. Então o Vinicius Filho vinha correndo dizer: 

- Eu entendi, ela quer tal coisa.

Hoje, às vezes, ela ainda fica falando na linguagem inventada por ela, inglês - como me refiro brincando. Quando ela fica nervosa, agitada, ela emenda tudo, e de dez palavras entendemos uma.

Mas então, a gente fala pra ela: 

- Mariana, calma, fala mais devagar. 

(Uma dica de comunicação é sempre começar falando o nome da criança, de preferência olhando nos olhos dela, abaixando-se na altura de sua visão é ainda melhor)

Ao ouvir, percebe que está falando acelerado, então dá um sorriso, e recoloca-se a controlar sua fala, lindamente.

Agora relato um fato engraçado que ocorreu hoje. Fomos comprar um remédio na farmácia do bairro, na qual o dono nós dá facilidades de pagamento, então procuramos ter uma fidelidade de compras com ele. E ela vai sempre comigo no meu colo. Mas nesta semana compramos em outra farmácia que fica mais próxima de casa.

Porém na visita que lhe fizemos hoje, o dono disse que o medicamento que queríamos estava em falta. Então por cima da resposta do proprietário, ouviu-se:

- Pai, a gente compra na outra farmácia. Disse a Mariana.

Fiquei um pouco sem jeito, mas fiquei feliz. Pois, embora ela me entregasse ao dono da farmácia que comprei também no concorrente, ela falou tão bem, e entendeu o que ele havia falado, que foi um momento especial.

Ao chegar no carro comentei:

- Só temos bocas grandes nesta casa. E contei o acontecido.

Hilma (minha amanda mulher, mãe da Mariana e idealizadora deste blog) e Vinicius Filho sorriram de tudo.

-=-=-

Graças a Deus. Ela fala lindamente, entende tudo o que dizemos e tem uma memória melhor que a minha.

E nestes dias agora, está jogando banco imobiliário com o Vinicius Filho. Ela tem quatro anos, e ele oito.

-=-=-

Este post dedico a minha Amada e Querida Mulher Hilma, a quem devo toda gratidão por ter me dado estes tesouros, Vinicius e Mariana.

Somos todos autistas, pois se temos um em casa, temos que ser igual a ele, para ele ser igual a nós.

-=-=-

Aos que lerem, se puderem compartilhar, curtir, etc. Agradeço. Pois o autismo deve ser compreendido por todos, se derrubarmos o preconceito, o Autismo e todas as outras necessidades especiais vão acabar, pois todos vão ser respeitados como são, de acordo com são seus mundos de necessidades especiais. E vai chegar o dia que poderemos levar nossos filhos ao banco, pegar a fila de prioridade, e não vai ter ninguém falando pelas nossas costas que você está furando fila ou que está usando uma criança para ser atendido mais rápido. Isto já aconteceu comigo.

Todos temos o direito de ir e vir, e estes tem mais ainda, pois não queremos deixar nossos filhos ou entes queridos presos. Não são doentes e não devem ser condenados a viver presos ou isolados de uma sociedade ainda imatura, sem conhecimento, e infelizmente algo deve ser dito, cheia de preconceitos para com estes inocentes. 

Tais Seres Especiais tem por eles apenas seus familiares, cuidadores, e o olhar abençoado de Deus, protegendo-os.


Por: Vinicius Costa, Pai da Mariana

22/03/2015

Quando um simples gesto faz teu dia ainda melhor

Ontem a noite ao sair de um centro comercial com minha Família, nos deparamos com uma forte chuva que caia sobre nossa cidade. Como todo bom teresinense que se preza...não andávamos com guarda-chuva... E  eu confesso que isto já faz algum tempo... o que tínhamos quebrou, e não compramos outro, afinal as chuvas aqui são temporárias, e não temos por costume usar guarda-chuvas como guarda sol...desculpas a parte, o que aconteceu mesmos foi que fomos pegos na chuva, e sem guarda-chuva. Enquanto preocupávamos proteger a cabeça de nossas crianças com fraldas de pano, improvisando assim um abrigo para que pudéssemos chegar até o o veículo, uma jovem senhora distinta aproximou-se e com tamanha discrição nos ofertou um guarda-chuva, agradecemos prontamente pelo belo gesto! Mencionei que levaríamos as crianças até o carro, e retornaria para devolver o guarda-chuva, mas ela disse que Não... Quis ela que o guarda-chuva ficasse conosco... percebemos então que devolver o objeto quebraria o beleza do seu gesto e sem insistir aceitamos. Agradecemos mais uma vez e partimos! 
Aquela cena permaneceu em minha cabeça e tentei refletir sobre o fato.
Sinceramente gostaria de poder agradecê-la posteriormente, mesmo que fosse com um sorriso de bom dia! Talvez isto não seja possível por tratar-se de alguém que nunca vi antes... Uma pessoa na multidão!
Resolvi então escrever este texto, para deixar registrado uma cena simples, mas com belo significado! 
Fiquei refletindo e cheguei as seguintes conclusões...
Eu acredito que o mais bonito de tudo neste episódio, seja isto a impossibilidade de não poder retribuir a mesma pessoa que me ofertou, e sim a possibilidade de contribuir com outras que encontrarei pelo caminho!
Aquele gesto de carinho ficou em minha mente como um Presente de Deus! Um bálsamo para a vida diária!
Obrigada Deus por me mostrar que mesmo no meio do desconhecido podemos sempre contar contigo ...
Pois a Palavra de Deus diz... Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.Salmos 37:26
Por: Hilma Costa 

14/01/2015

Autismo - O Desafio de uma nova Rotina para Mariana

Começamos um Novo Ano, mas com a mesma meta de antes; foco no desempenho e progresso de Mariana. Desde o ano passado algumas mudanças na rotina familiar tiveram que ocorrer, pois a situação financeira pedia atitudes. Para quem não sabe eu Hilma Costa Mãe de Mariana sou professora licenciada em Artes pela Universidade Federal do Piauí e desde que Mariana nasceu tive que deixar a Escola, no início porque eu não sabia o que ocorria com Ela, e depois porque nada entendia sobre o Autismo. Então ao perceber que algo de diferente estava acontecendo com Mariana, eu praticamente entrei em depressão, abandonando todas as minhas atividades fora de casa, inclusive o trabalho. e me voltei inteiramente para minha filha meu maior amor. Pesquisei afincos sobre o assuntos, sobre os sintomas, sobre a cura, sobre tudo!Eu queria resposta. E encontrei muitas, muitas famílias vivendo na mesma situação que eu, na mesma aflição do desconhecido Autismo...Então eu entendi que naquele momento eu não poderia deixá-la, e segui cuidando exclusivamente dela durante estes 3 anos, dedicação exclusiva tudo para que ela possa cada dia mais tornar-se independente! E eu acredito piamente que estamos conseguindo nosso propósito.  Durante este tempo eu e meu marido procuramos trabalhar em atividades desenvolvidas dentro de casa para que pudéssemos estar os dois Mãe e Pai sempre presente na vida de Mariana. Mas desde o finalzinho do ano passado, o Pai Vinícius voltou a trabalhar e rotina de Mariana teve que ser adaptada, pois agora em alguns horários somos nós três: Eu, Vinicius Filho e Mariana.
Quando se falam que até mesmo pequenos mudanças podem alterar o comportamento do Autista, isto é pura verdade. Agora mesmo com esta mudança de horários devido o trabalho do Pai, Mariana mostrou-se mais agitada e chorona. É inteiramente natural que para uma criança de 3 anos possa haver algum desconforto, ao sentir a ausência do Pai, da Mãe, mas para crianças com Autismo isto pode ser ainda mais acentuado. Mariana demora mais para aceitar as novas situações. Mas o que eu acho incrível, é que ela compreende tudo, agora aceitar é outra coisa...(risos). Talvez seja a forma dela de protestar o que não lhe é prazeroso digamos assim. A primeira semana foi a mais difícil, muito choro, rebeldia e as manias voltaram com tudo( levou para os brinquedos todos os potes do meu armário...Ela com certeza queria mostrar sua insatisfação. Já na segunda semana melhoramos um pouco o choro, e as adaptações foram sendo feitas com mais tranquilidade. Mariana sempre gostou muito de ser alimentada pelo pai, e dormia nos braços dele, mas agora como ele trabalhando no horário noturno parte destas atividades são realizadas comigo...E estamos indo muito bem graças a Deus!
Vivendo com Mariana descobrimos que as palavras-chave são Amor e Paciência. E a cada mudança em nossa rotina temos que exercita estes dons que Deus nos dar!
Este ano com certeza mais mudanças irão ocorrer na rotina de Mariana, e o importante é que estejamos preparados para enfrentar alguma alteração de comportamento dela, o que para nós já é aceito com naturalidade. Não é fácil, sinceramente... são momento muitas vezes desgastantes, mas a perseverança nos faz vencer! Aqui em casa aprendemos tirar lição positiva de tudo. E o que Eu posso dizer como mãe de uma Autista é que a convivência com Mariana me faz ser uma pessoa melhor!HilmaCosta mãe de Mariana 3 anos Autista

12/01/2015

A Importância da Rotina para o Autista

O Autista e a Rotina
Nós que temos filhos Autistas vamos aprendendo todos os dias novas palavras e uma das palavras de ordem no Autismo é ROTINA.
Imagino que para muitas pessoas que não convivem com o Autismo, pode parecer uma palavra de certa forma negativa, cansativa, já para os Autista, mães, pais, educadores e cuidadores é uma ferramenta de extrema importância na convivência diária. No início pode ser um pouco difícil a adaptação, mas depois que percebemos o quanto nos auxilia, não mais abrimos mão dela. O Autista precisa ter horários e metas definidas, desde o horário em que acorda até o horário de dormir. Pode parecer incrível, mas para Eles seguir uma rotina pré estabelecida é extremamente confortável, o que pode ser desconfortável é exatamente o imprevisto, o inesperado. A chamada "quebra da rotina".
Sabemos que a quebra da rotina poderá ocorrer em alguns momentos da vida do Autista, e quando isto se fizer necessário podemos recorrer então a técnica da Antecipação. 
Entenda um pouco mais lendo o trecho deste Texto abaixo:              
O autista apresenta uma visão do meio e uma organização mental diferenciada, própria do quadro de dificuldades sociais e de comunicação peculiares ao comprometimento dele. 
A rotina é imprescindível para que o autista se adapte ao novo ambiente, entenda a organização do contexto, fique calmo e possa participar.
Quando algo está fora de sua memória e ainda possa ocorrer situações em que surja desconforto diante do desconhecido e/ou haja alguma frustração, o autista se desorganiza emocionalmente e é difícil acalmá-lo e retomar a atividades com ele.
A técnica da antecipação para o autista, evita que o mesmo se desestabilize quando ocorrem mudanças na rotina.
          Créditos:http://amaliapsicopedagoga.blogspot.com.br

Estamos aqui falando de Rotinas e Técnicas para Autistas, porque quem convive sabe da importância e do progresso que podemos fazer com o auxílio delas. Mas o que não podemos deixar de citar é que estas técnicas e rotinas necessariamente precisam ser aplicadas com muito amor e carinho. Que não nos esqueçamos nunca disto! Porque quem cura é o amor; as técnicas são apenas importantes ferramentas para se chegar onde se quer alcançar!

Créditos Imagem: http://pt.wikihow.com
                                 https://tudobemserdiferente.wordpress.com

Sugestão: Leia também Autismo - O autista e a fala, como ajuda-lo?
http://ruaamarante.blogspot.com.br/2015/07/meu-autista-agora-fala-e-fala-pelos.html